Gosto tanto de damascos! E você? Já pensou em hidratar os que compramos secos e fazermos preparações deliciosas? Não? Vambora! #MisturinhasdaKa

Uso damascos em preparações salgadas e doces! Em especial amo fazer essa compota! A última vez que fiz foi no dia das mães! É rápida e fácil!

Para servir umas 8 taças com sorvete, use entre 25 a 30 damascos secos. Separe eles numa panelinha e coloque água para ferver. Uma vez levantada a fervura, despeje a água sobre os damascos e deixe descansar por umas 2 horas no mínimo (quanto mais melhor, mas não ultrapasse 6 horas).  Após esse tempo os damascos ficarão mais clarinhos, com a cor mais amarelada e bem carnudos! Uma delícia!

Damascos secos Damascos em água fervente Damascos hidratados e temperos

 

 

 

 

Ao lado dos damascos na última foto, temos: 1 colher de sopa de açúcar com alguns cravos; sementes de cardamomo e 1 colher de sobremesa de canela em pó (era o que eu tinha no dia, mas prefiro em pau). Caso não ache cardamomo, use algo cítrico ou refrescante! vale raspas de laranja ou de limão no fim do cozimento.

Agora é só colocar todos os ingredientes nos damascos hidratados e deixar cozinhar em fogo baixo por uns 20 minutos após levantar fervura. Deixar esfriar, colocar na geladeira (dura 1 semana) e servir com um belíssimo sorvete de sua preferência! Aqui comprei um de panacota e finalizei com raspas de chocolate e  chá de flores. Ficou lindo, chique e o melhor! não deu trabalho para fazer!

Damascos para cozimento Damascos em compota com sorvete de panacotaServi com um belo vinho de sobremesa tipo “late harvest” ou com um Sauternes, mas vai bem com licor de nozes, amendoas, e de frutos amarelos como laranja e pêssego!

É pra fazer bonito para os amigos, pra família e pro marido ou esposa! #Vempracozinha! #Salut #MisturinhasdaKa