Com alegria divulgo hoje mais uma de minhas tradicionais listas semestrais de vinhos de até R$ 55. Trata-se da edição de número 14, repleta de vinhos nacionais e feita com muita facilidade – observe que apenas dois vinhos bateram o teto financeiro estabelecido. Trago aqui bebidas bem razoáveis e corretas, principalmente porque tenho aproveitado com bastante assertividade algumas promoções. E a regra é: o valor pago. Assim: nada de temer promoções, pelo contrário. As aproveite.

A partir dessa percepção a lista destacará alguns saldos de vinhos, sobretudo de lojas consagradas como Grand Cru, World Wine e Vinci. Ademais, destacam-se vinhos nacionais (cinco), alguns comprados em vinícolas, e bebidas compradas em supermercados e grandes varejistas. Dessa vez, infelizmente não trouxemos nenhum vinho rosé, que nos agrada muito, mas nos últimos meses o consumo dessa bebida se concentrou em rótulos mais caros ou trazidos do exterior.

O primeiro bloco de vinhos carrega três escolhidos: dois australianos e um espanhol. São os vinhos comprados em saldos de começo de ano. O Tatty RD, 100% Shiraz, foi comprado por R$ 55 na Vinci, e é um grande vinho. Num jantar realizado para dar início ao Carnaval, em Porto Alegre, foi comemorado pelo dono da casa que nos acolheu e ama a casta. Assim: valeu demais cada gota, sobretudo depois de uma hora aberto e a despeito de seus nove anos de vida. O Duck Shoot (World Wine) está um degrau abaixo, mas foi muito simpático e nos agradou pela uva, que tanto tem sido consumida. Valeu! Por fim, o Xabec (Grand Cru). Trata-se de um vinho de MontSant, pertinho do Priorato, na Catalunha, que representa com muita honestidade tudo o que se produz a partir da mineralidade local. Um vinho comprado com cerca de 50% de desconto não poderia ter sido levado em garrafa única. As duas que abrimos no semestre estavam perfeitas, e já conhecíamos o rótulo. Bom demais, inclusive melhor, na nossa opinião, que o Beslum, da mesma casa e mais caro.

XABEC

O segundo bloco da lista desse ano vem da Espanha e da Itália. O primeiro mereceu post exclusivo na semana passada, e trata-se do corretíssimo Las 2ces, feito com a casta Bobal. O segundo fez parte da minha primeira compra na Evino, loja da qual virei freguês, deixando de lado a Wine depois de anos de fidelidade virtual. O Leggendario, feito a partir de uma uva que não conhecíamos (Nero di Troia) estava bem correto e fez por merecer entrar nessa lista.

NERO

O terceiro bloco é formado pelos vinhos nacionais e ocupa 50% da lista. Dois espumantes muito corretos. Sendo que o primeiro mereceu post recente, o querido Casa Valduga Arte brut (12 meses) safrado. O segundo é o Miolo brut rosê que no supermercado Nordestão, em Natal, foi encontrado a preço muito correto, melhor que o praticado em São Paulo. Por fim, a velha casa Forrestier nos impressionou com sua nova gestão e alta qualidade do que nos entregou. A compra foi feita diretamente na vinícola e trata-se de um Riesling que chamou a atenção. Das mãos do produtor, e com texto recente no blog, veio o Larentis Cepas Selecionadas feito a partir de Ancellotta. Tenha paciência para deixar a garrafa aberta uma hora e entenderás o que estou dizendo. Belíssimo vinho. Por fim, o corretíssimo e popular Faces Merlot, que na verdade leva na sua fórmula mais duas uvas em proporções menores – a Tannat e a Cabernet Sauvignon. Experimente, pois a simplicidade leva a um belo resultado.

forestier-riesling_240

Diante dessa lista feita com muito prazer e sem qualquer dificuldade, só me resta dizer: saúde! Aproveite. Aposte no que indico, traga suas experiências e brindemos à vida.

 

Leggendario Nero di Troia Itália tinto Evino 44,00
Las 2ces Bobal Espanha tinto Mambo 42,00
Faces Merlot Brasil tinto Imigrantes 43,00
Larentis Cepas Selecionadas Ancellotta Brasil tinto Vinícola 55,00
Casa Valduga Arte – brut Chardonnay Brasil Espumante Imigrantes 50,00
Forestier Riesling Brasil branco Vinícola 50,00
Miolo – cuvée tradition – brut rosê Chardonnay Brasil Espumante Nordestão 53,00
Tatty RD Shiraz Austrália tinto Vinci 55,00
Duck Shoot Pinot Noir Austrália tinto Wwine 49,50
Xabec Carinhena Espanha Tinto Grand Cru 52,00