Na semana passada, provocado por um texto do Paladar, do Estadão, tratei de falar sobre vinhos brasileiros. Notei que foi o país que mais bebemos em 2017, e em meio a crise, numa função de formiga, sinto que contribuí de alguma maneira para o sucesso dos nossos produtos. Assim, nesse intuito de seguir incentivando algo muito bacana, hoje terminei de dar aula tarde e fui atrás de um lugar que vendesse exclusivamente vinhos brasileiros em São Paulo.

Estava na Fradique Coutinho, num espaço descolado da Vila Madalena falando para jovens estudantes ou recém-formados bacharéis em direito, e me despedi com água na boca. Durante meu almoço na Vila Madalena resolvi “googar” o termo “loja vinho brasileiro São Paulo”. A resposta foi o ReD, um bar de três amigos que serve e comercializa exclusivamente vinhos de nosso país. Um amigo já havia falado do local, e descobri que estava a menos de 500 metros de mim. Foi inevitável.

Ambiente de bar, com prateleiras onde os vinhos são expostos. Boa variedade, alguns rótulos conhecidos e outros menos famosos. A exemplo do volume produzido no país, a produção do Rio Grande do Sul domina, mas por lá também tem coisa de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e de Pernambuco. Ao menos foi isso que registrei. Os preços anunciados nas prateleiras são maiores que os mostrados na loja virtual, mas trata-se de valores para consumo no local. Assim, comprar e levar resulta em cerca de 15% de desconto. Fui muito bem tratado, bebi uma taça de Luiz Argenta Viognier, que estava muito fresco e perfumado na medida certa, e ainda ganhei de cortesia uma pequena dose do Lote 43 da Miolo que estava muito intenso – os vinhos servidos em taças ficam naquelas máquinas que os mantém vivos. Bons vinhos!

 

ReD ReD2

Fonte: ReD

Ademais, notei, mas não provei, um cardápio simpático com alguns pratos e petiscos. Tirando a localização, que na minha opinião é muito movimentada para uma casa com essa proposta – ou eu seguramente estou ficando velho, o que é mais provável – é um belo local. Rua Mourato Coelho, 1160, Vila Madalena, São Paulo.

As compras para viagem, com preços um leve degrau acima do mercado, foram motivadas pelo Guia Adega que a Ka me deu de aniversário. Descobri na publicação algo que nunca havia visto em lugar algum e que não citei acima: vinhos paranaenses. Isso mesmo: a terra da araucária faz vinhos em vinícolas próximas à capital. O destino turístico está anotado, o Angustifólia (da vinha Araucária) cabernet sauvignon 2010 está comprado e o endereço do ReD está guardado. Eu só corrigiria um dado no site: não se trata da primeira casa paulistana de vinhos nacionais, pois experiências anteriores foram tentadas em alguns endereços da Vila Olímpia faz alguns anos, mas tenho certeza que se não for única atualmente, é rara. Parabéns aos proprietários. Viva o vinho brasileiro.

angustifolia01

Fonte: Vinícola