No universo do consumo poucas coisas me agradam mais do que comprar vinhos. Adoro ir às lojas, conversar com vendedores, me perder na leitura dos rótulos e arriscar algumas aventuras bacanas. Pela internet entendo que a ação perca um pouco da graça, mas quando me deparo com boas promoções dedico algumas horas olhando as novidades. Faço isso por diversão.

No final de novembro notei que a Grand Cru estava com uma belos preços associados ao que se convencionou chamar de Black Friday. Olhando os rótulos entendi que seria bacana arriscar algumas compras. Gosto da loja, e faz alguns anos aproveitei condições especiais para os clientes do Itaú no endereço da Bela Cintra. Mais adiante fiquei feliz com a expansão que levou algumas pequenas instalações para aeroportos, sobretudo em Congonhas. Visitei outras localidades, com destaque para o Shopping Villa Lobos, a loja de Natal-RN, os restaurantes no Rio de Janeiro e no Itaim-Bibi. A experiência virtual, a despeito da confiança que estabeleci com o local, me afastará por um bom tempo dessa marca.

Por volta do dia 26 de novembro escolhi seis vinhos da Black Friday e paguei imediatamente o boleto gerado. Recebi a confirmação do pedido pela internet e passei a contabilizar os nove dias úteis prometidos para a entrega com certa ansiedade. Na pior das hipóteses dia 07 de dezembro eu teria os meus vinhos. Dia 10 chegou e nada de eu receber minha encomenda. No dia seguinte liguei para o SAC e depois de sete minutos aguardando desliguei irritado com a música.

Dia 11 cheguei em casa e depois de perceber que havia recebido um e-mail com uma nota fiscal descobri UMA garrafa de vinho sobre minha mesa. No dia seguinte telefonei reclamando que paguei por seis garrafas e levei uma. A pessoa que me atendeu foi muito simpática. Reconheceu o erro no sistema, disse que problemas ocorreram e me garantiu que tudo daria certo. Em dez minutos desliguei convicto de que isso ocorre. Dia 14 minha paciência me incomodou e resolvi ligar novamente, pois notei que junto com o solitário vinho eu recebera um BOLETO para pagar. Com medo de ter meu CPF protestado, aguardei 28 minutos para ser atendido no SAC. Isso mesmo: quase meia hora para ouvir alguém me explicar novamente de forma muito educada que houve um erro, e que eu deveria desconsiderar a cobrança. A promessa seguinte foi: até quarta-feira dia 19 eu receberia meus vinhos. Infelizmente: nada disso ocorreu após quase 47 minutos de ligação. Assim, precisei chegar ao dia 21 para que os vinhos chegassem em minha casa. Perceba: 25 dias depois, ou 19 dias úteis. Realmente uma pena. A Grand Cru não é uma loja barata, seus vinhos são especiais, o atendimento dos colaboradores é muito educado, mas definitivamente mensagens ao estilo:

“Apesar de um intenso planejamento para atender a grande demanda de Novembro e Dezembro, nosso operador logístico falhou em seu compromisso de qualidade, gerando atrasos de entregas inesperados. Lamentamos profundamente. A Grand Cru sempre prezou pela qualidade e definitivamente os problemas causados não representam nossa forma de atuar. Estamos atuando 24h por dia com toda intensidade e prioridade máxima em casos como o seu, para que todos os pedidos sejam enviados nos próximos 3 dias – e certamente ajustando a operação para que ela esteja à altura do padrão de qualidade que sempre oferecemos”

Não representam NADA diante do que se espera de uma marca dessas. Detalhe: perceba que na mensagem está escrito TRÊS dias. Recebi esse comunicado dia 14, depois de mais de uma semana esperando um contato por e-mail, e meus vinhos chegaram apenas sete dias depois. Para escrever esse texto encontrei uma mensagem da EVINO em minha caixa. Nunca havia comprado lá. Desconfiado, fiz um pedido dia 17 de novembro, paguei o boleto, e no dia 22 recebi mensagem de confirmação de entrega ANTES do prazo. À Grand Cru fica a dica: vendam nas lojas o que vocês não sabem vender virtualmente. E aos amigos fica a sugestão: compre na internet com quem está acostumado com isso.

 

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