Ganhei de presente (minha sogra) o livro Jerusalém no último natal. Estava de olho nele fazia um bom tempo, mas estava difícil conseguir um! quem puder investir e se deliciar pelas receitas das três religiões dessa cidade tão importante na história do cristianismo, não se prenda! compre porque vale a pena! Um bom livro inspira muito sua criatividade na cozinha!

Jerusalem receita couscousJerusalém

Estou tão apaixonada pelo livro que nessa receita não fiz #Misturinhas! segui a receita certinho e ela é perfeita para uma pessoa ou duas pessoas, se tiver um acompanhamento (no post “Frango com sobras de geladeira” você verá nas fotos que foi o acompanhamento desse couscous).

Essa receita é uma refeição! é para os vegetarianos e veganos (substituindo a manteiga por azeite). Vambora? É fácil demais! olha lá o nosso mis en place abaixo:

Mis en place couscous com tomateVocê vai precisar de 1 xícara de sêmola de couscous, 2 xícaras de caldo de legumes, 1/4 de cebola picada, 2 tomates italianos bem maduros e picados, sal e pimenta do reino branca moída na hora ao seu gosto, 1/2 lata de tomate pelado, e 3 colheres de sopa de manteiga.

Para o molho de tomate: derreta 1 colher de sopa de manteiga numa frigideira anti aderente (22cm de diâmetro no mínimo) e doure a cebola por uns minutos. Acrescente os tomates picados e mexa bem e deixe eles desmancharem um pouco, coloque os tomates pelados, tempere com sal e pimenta. Baixe o fogo deixando o molho reduzir até ficar bem consistente como uma pasta de tomate, mexendo sempre que necessário.

Para o couscous: coloque o caldo fervendo numa tigela, acrescente o couscous e mexa com uma colher. Tampe e aguarde 10 minutos. Após isso solte o couscous com um garfo.

Couscous Molho de tomate

 

 

 

 

 

 

 

Agora vamos misturar as duas preparações e despejar sobre as outras 2 colheres de manteiga já aquecida na mesma frigideira. Com uma colher ou espátula de silicone, faça o acabamento lateral do couscous. Fogo médio pra baixo e um pouco de paciência! Após uns 10 a 15 minutos, você pega um prato e vira a frigideira de uma vez só e pronto! pode ser servido quentinho ou frio! Tenha muito cuidado para não se queimar nessa hora! é a única parte da receita que requer um certo grau de dificuldade. Mas no final compensa! É delicioso! Fácil! é para #Vidadesolteiro #adois #vegetarianos

#DicadaKa veja que o molho acima ainda estava líquido, podem deixar secar bem senão quando começarmos a dourar o couscous na manteiga o molho irá sorar bastante correndo o risco de não dar certo!

Couscous fritando Couscous com tomate pronto