Torta de limão inteiraTorta de limão tem um sabor especial para mim! É uma das principais receitas do início das minhas aventuras pela cozinha de casa. Com 15 anos, fazia várias tortas iguais a da foto ao lado para tentar fazer meu próprio dinheirinho, incentivada pelo meu avô e meu pai!

Na época em Natal, minha cidade natal, não tínhamos limões sicilianos ou toscanos por lá, então era o limão tahiti mesmo, o que não prejudica em nada a receita desde que a proporção seja menor do que a dos sicilianos/ toscanos.

Com sabor de saudade dos meus primeiros passos na cozinha, vamos a receita! Oba! Vambora? #MisturinhasdaKa #Tortadelimão

Passo a passo:

1º passo – a massa: 1 pacote de biscoito/bolacha maisena e 150g de manteiga sem sal gelada. Processe aos poucos o biscoito/bolacha no liquidificador, peneire em uma tigela e acrescente a manteiga cortada em cubinhos e com a mão amasse bem até obter uma massa homogênea. Pegue uma forma de fundo falso (aro 28 ou 30) e molde a massa no fundo da mesma. Leve à geladeira.

Antes do 2º passo, raspe a casca dos limões e reserve.

2º passo – creme de limão: suco coado de 3 a 4 limões sicilianos/toscanos ou de 2 limões tahiti, 2 latas de leite condensado e 300g de creme de leite leve (caixinha). Bater tudo no liquidificador até obter um creme espesso e delicioso, ajuste a quantidade do suco de limão se necessário for.

3º passo – início da montagem: despeje o creme de limão sobre a massa na forma, espalhe com uma espátula uniformemente e retorne à geladeira.

Antes do 4º passo, pré aqueça o forno a 180° Celsius.

4º passo – merengue: 2 a 3 claras em temperatura ambiente (2 se os ovos forem grandes), 2 colheres de sopa de açúcar refinado que deverá ser peneirado, 1 pitada de sal e um pouco das raspas de limão (1 colher de cafezinho). Numa batedeira bata as claras com a pitada de sal até ficarem em “neve”, acrescente uma colher de açúcar por vez e por último as raspas. Desligue a batedeira.

5º passo – montagem final: peque a base da torta e despeje o merengue com uma colher, distribuindo o mesmo uniformemente. Leve ao forno por uns 30 a 40 minutos ou até o merengue ficar dourado. Retire do forno e deixe a torta esfriar e leve à geladeira.

6º passo –  Antes de servir pegue o restante das raspas de limão e para deixar a torta mais bonita escolha uma frutinha da época como physalis (a da foto), laranja kinkan, cereja fresca, framboesa ou amoras frescas!

Bom domingo! bom almoço! #MisturinhasdaKa